Você acaba de adquirir um produto de alta qualidade. Ter um pneu adquirido no Bransales Pneus em seu automóvel é a certeza de estar rodando com a mais avançada tecnologia para pneus novos. Para que você possa usufruir de tal garantia de fabrica e para sua maior segurança é essencial a leitura desse certificado, bem como seguir rigorosamente todas as suas orientações.
Atenção: Para adquirir o pneu com a medida mais adequada ao seu automóvel, consulte antes o manual do proprietário de seu veículo.
RECOMENDAÇÕES DO USO
MANUTENÇÃO MECÂNICA PEDIÓDICA
Muitos componentes mecânicos do veículo podem interferir no desempenho dos pneus. Amortecedores, rolamentos, freios e eixos, por exemplo, agem diretamente sobre eles.
BALANCEAMENTO DAS RODAS
Rodas desbalanceadas e amassadas, causam desgastes acentuados nos pneus. Deve-se consertar e balancear as rodas:
- - Nas trocas, rodizio ou conserto de pneus;
- - Sempre que surgirem vibrações;
- - A cada 5.000 Km rodados.
ALINHAMENTO DE DIREÇÃO
Desvios mecânicos além de desgastar os pneus deixam o veículo bastante instável. Deve-se alinhar o veículo:
- - Sempre que estiver "puxando" para determinado lado;
- - Quando sofrer impactos na suspensão;
- - Quando houver desgaste do pneu de forma cônica e lisa, mas acentuado no ombro externo e interno do pneu;
- - Na troca ou consertos dos pneus;
- - Sempre que o veículo apresentar instabilidade;
- - Na substituição de componentes da suspensão;
- - Direção pesada;
- - A cada 5.000 Km rodados;
CONTROLE DE PRESSÃO
Quando a pressão de um pneu estiver acima ou abaixo da recomendada, comprometera tanto a estabilidade nas curvas como a aderência nas pistas molhadas e o desgaste prematuro dos pneus. Controle as pressões:
- - Somente com pneus frios;
- - Ao menos uma vez por semana ou antes de viajar;
- - Coloque sempre as tampinhas nas válvulas;
- - Nunca ajuste a pressão esvaziando pneus quentes, isso causará sérios danas na carcaça;
- - Cuidado com calibradores desajustados.
RODÍZIO DE PNEUS
Para obter uma utilização uniforme dos pneus, faça rodízio a cada 5.000 Km rodados.
Verifique Periodicamente os Pneus, observando:
- - Se apresentam algum dana em sua extensão;
- - Se não existem pedras ou qualquer objeto encravado em seus sulcos;
- - Se há perda de pressão;
- - Se há rodas amassadas.
ATENÇÃO E PRUDÊNCIA
Ao dirigir, evite:
- - Buracos;
- - Subir ou roçar meio-fio (guia);
- - Arrancada e freadas bruscas;
- - Paradas sobre óleos ou outros derivados de petróleo;
- - Descalibrar os pneus.
IMPORTANTE: Não respeitar todos os cuidados citados acima, comprometerá no desempenho e durabilidade de seu pneu, além de acarretar a perda da garantia de fábrica.
TERMO DE GARANTIA DE FÁBRICA
As fábricas de pneus novos no qual o Atacadão Pneus representa se responsabilizará por todos os produtos de sua fabricação, garantindo-os contra qualquer tipo de defeito procedente de sua produção, que seja constatado durante o seu uso. Exclui-se desta garantia avarias causadas por acidentes e aquelas originadas pelo uso incorreto do produto (VER RECOMENDAÇÕES DE USO).
Os pneus adquiridos no Atacadão Pneus apresentam garantia de fábrica de 03 anos, contados a partir de sua data de compra.
As eventuais reclamações procedentes serão atendidas na proporção do uso apresentado pelo pneu conforme tabela de desgaste abaixo, até o limite mínimo de profundidade dos sulcos de 1,6 mm, de acordo com a Resolução nº 55880 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito ).
TABELA DE DESGASTE
Profundidade do Sulco:
10 mm e acima - 100% do pneu
7,5 mm a 9,9 mm - 75% do pneu
5 mm a 7,4 mm - 50% do pneu
2,5 mm a 4,9 mm - 25% do pneu
1,6 mm a 2,4 mm - 10% do pneu
ESPECIFICAÇÕES NÃO COBERTAS PELA GARANTIA DE FÁBRICA
- - Desrespeito ás recomendações supracitadas quanto ao uso do produto;
- - Colocação ou retirada do pneu utilizando ferramentas ou processos inadequados;
- - Uso de medida inadequada no pneu ou aro;
- - Tipo inadequado de pneu;
- - Problemas na suspensão dos veículos;
- - Quebra dos cordonéis da carcaça causada por impactos em buracos ou obstáculos;
- - Perfurações ou cortes causados por pregos, cacos de vidro, etc.;
- - Aro mau conservado, empenado ou inadequado;
- - Falhas na válvula do pneu;
- - Avarias no liner interno ou talões do pneu sem câmara;
- - Problemas nos amortecedores ( desgastes em vários pontos de circunferência do pneu);
- - No caso de pneus que tiveram rodado murchos ou com formas de vazamento;
- - Rodas amassadas e inadequadas;
- - Problemas no sistema de freio;
- - Pneu reformado, recapado, recauchutado, remoldadoou consertado sob qualquer sistema de reforma ou reparo;
- - Pneu cuja inscrição de DOT tenha sido raspada ou corada.